MPPS

PROCESSO SELETIVO 2025 - TURMA XIV

INFORMAMOS QUE A PROVA DE IDIOMAS SERÁ REALIZADA NO CAMPUS IV DO CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC, "ANTIGO COLÉGIO GUIDO", RUA PROF. ÂNGELO NETO, 51 - FAROL - MACEIÓ – AL – CEP 57051-530, SALA 35, 2º ANDAR, NO DIA 26.03.2025 (QUARTA-FEIRA), ÀS 8H30.

 

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO

GABARITO DA PROVA DE INGLÊS

QUADRO DE HORÁRIO PARA DEFESA DO PLANO DE INTENÇÃO - TURMA XIV

RESULTADO DE HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES - TURMA XIV

EDITAL DE RETIFICAÇÃO DE SELEÇÃO 2025 - TURMA XIV

EDITAL 2025 - TURMA XIV

SOBRE O CURSO

O Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) iniciou suas atividades em 2012. O curso foi credenciado pela CAPES na área de Odontologia, na modalidade profissional, em 8 de novembro de 2012, por meio da portaria nº - 1.331. Nosso Programa é multiprofissional e visa capacitar os profissionais da Odontologia e de outras áreas da saúde para atuarem de forma ativa na melhoria dos seus respectivos locais de trabalho, seja no setor público/privado e/ou assistencial/empresarial. Embora a Odontologia brasileira possua um papel de destaque no cenário mundial, ainda enfrenta problemas sociais desafiadores, o que demanda investimentos contínuos em Educação Permanente e Continuada. Nesse contexto, o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde (MPPS) se propõe a ser um espaço de formação que tem como eixo disciplinar fundamental o campo da saúde, estabelecendo um diálogo essencial com as ciências sociais.

Considerando os atuais indicadores sociais e de saúde do Estado de Alagoas e a fragilidade no acesso ao sistema de saúde local (público e privado), espera-se que o egresso do MPPS seja um profissional capaz de atuar de forma crítica e reflexiva, possuindo competências e habilidades específicas para o desenvolvimento do trabalho e da investigação em saúde nos programas de promoção, prevenção, proteção, recuperação e gestão da saúde.

A relevância estratégica do Programa reside na produção de uma política formativa com impacto direto na rede de saúde e de educação do Estado de Alagoas. O MPPS busca qualificar as práticas de investigação com respostas aplicáveis aos diversos cenários e níveis de complexidade de atenção à Saúde, abrangendo tanto Pesquisas Laboratoriais e de tecnologia e inovação quanto Pesquisas Sociais e Comunitárias. Ao longo dos anos, o Programa tem conseguido uma penetração significativa em diversos municípios do Estado de Alagoas e estados vizinhos, contando com profissionais e gestores em saúde entre seus discentes, que trazem para as pesquisas problemas reais de seus processos de trabalho.

Por ser um mestrado profissional, o MPPS entende como seu papel aproximar-se dos serviços e apoiar na qualificação de pessoal, visando uma melhor assistência à população e fortalecendo o eixo de responsabilidade social do programa. Nossos principais demandantes são as instituições públicas, em busca de respostas às suas questões de saúde; os hospitais públicos, particulares e filantrópicos; e as instituições educacionais, públicas e privadas, além de empresas.

Atualmente, o programa encontra-se em sua 13ª turma, tendo formado 195 mestres desde sua primeira turma em 2014. Muitos de nossos egressos estão inseridos nos setores público e privado dos serviços de saúde do Estado de Alagoas, incluindo grandes hospitais como a Santa Casa de Misericórdia, o

Hospital Universitário da Universidade Federal de Alagoas e o Hospital Arthur Ramos. Bem como, instituições educacionais, públicas e privadas, além de empresas.

O MPPS se destaca por ser o único mestrado profissional na área de odontologia do estado de Alagoas e demonstra ser competitivo pela procura para as provas de seleção. Desde 2017, o Cesmac tem adotado uma política de estímulo à capacitação de egressos do curso de graduação de odontologia com participação no programa de iniciação científica do Cesmac, reservando duas bolsas de estudo do MPPS para este público a cada processo seletivo.

O MPPS reafirma sua missão de formar profissionais para o desenvolvimento da área da saúde, com foco na odontologia, em ciência, gestão, inovação e tecnologia, de forma interdisciplinar, baseados em competências, habilidades e atitudes, com visão crítica e empreendedora, proporcionando melhora nos serviços e contribuindo para uma sociedade cidadã, equânime e igualitária. Nossa visão de futuro é ser o Programa de Mestrado referência na região Nordeste, comprometido com a formação acadêmica inovadora e de qualidade, visando à melhoria da prática profissional multidisciplinar em saúde, com foco na odontologia, e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da ciência, tecnologia e inovação, estabelecido a partir de um alto padrão de qualidade e inserção internacional. Nossos valores incluem ética, competência, inclusão social, qualidade, sustentabilidade, formação humanista, educação transformadora e cidadã. Nossa vocação é ser referência na formação de profissionais da saúde, integrando conhecimento científico inovador, prática clínica e produção tecnológica de ponta para transformar o cuidado e a educação em saúde, com destaque para a odontologia no contexto multiprofissional.

Ao longo dos anos, o MPPS tem passado por reformulações para se consolidar e atender às demandas da saúde, resultando em melhorias na estrutura, captação de recursos e produção científica e tecnológica. O programa tem fortalecido parcerias com diversas instituições e o setor produtivo, sendo apoiado por editais de pesquisa como o PPSUS e o PPG-Empresas da FAPEAL. A participação em discussões promovidas pela FAPEAL e o envolvimento de gestores de saúde nas atividades do mestrado garantem a conexão com as necessidades de saúde do estado.

As dissertações e produtos desenvolvidos no MPPS são alinhados às Linhas de Ação Científico-Tecnológica (LACT) e aos Projetos de Pesquisa, abrangendo uma diversidade de temas relevantes para a saúde da população, como aspectos clínicos e epidemiológicos de doenças crônicas, biotecnologia aplicada à odontologia, patologias orais, epidemiologia das doenças crônicas, saúde mental, práticas integrativas e tecnologia em saúde. O desenvolvimento de projetos em parceria com outras IES e centros de pesquisa também é uma prioridade.

A crescente procura pelo programa, a excelente avaliação pelos egressos e a melhora nos indicadores de produção demonstram que o MPPS está no caminho certo para contribuir para a transformação da saúde local e regional.

Para cursar o Mestrado Profissional Pesquisa em Saúde, o candidato deverá ter graduação em qualquer uma das Áreas da Saúde listadas
(Resolução 287/1998 do Conselho Nacional de Saúde):

  • BIOLOGIA
  • BIOMEDICINA
  • EDUCAÇÃO FÍSICA
  • ENFERMAGEM
  • FARMÁCIA
  • FISIOTERAPIA
  • FONOAUDIOLOGIA
  • MEDICINA
  • MEDICINA VETERINÁRIA
  • NUTRIÇÃO
  • ODONTOLOGIA
  • PSICOLOGIA
  • SERVIÇO SOCIAL
  • TERAPIA OCUPACIONAL

1. Tecnologias aplicadas à saúde e à comunidade: esta linha tem como objetivo preparar os discentes para o desenvolvimento de produtos ou processos tecnológicos e de inovação na área do diagnóstico, recursos propedêuticos e terapêuticos, promoção e aprimoramento de técnicas na indústria, na saúde, na comunidade e no meio ambiente por meio de aplicações tecnológicas. Nesta linha são desenvolvidas também pesquisas clínicas e laboratoriais aplicadas à Odontologia e suas interligações com outras áreas da saúde com ênfase nas doenças humanas e suas comorbidades; bem como, desenvolver pesquisas que permitam estudar e experimentar concepções teórico-metodológicas; orientar a formação de profissionais de saúde a desenvolverem produtos de educação em saúde, visando à autonomia dos usuários, famílias e comunidades.

PROJETOS DE PESQUISA ASSOCIADOS A ESTA LINHA:

  • Biotecnologia aplicada à odontologia e suas interligações relativas aos fatores que influenciam saúde e comportamento com ênfase nas doenças humanas e suas comorbidades: projeto de colaboração PPG-Empresa (PESQUISA)
  • Desenvolvimento, caracterização e aplicação de formas farmacêuticas e de biomateriais enriquecidos com extratos bioativos de própolis vermelha e/ou plantas medicinais para aplicação no Sistema Único de Saúde (PESQUISA);
  • Avaliação das alterações da audição e da musculatura da cabeça e do pescoço por meio do estudo dos potenciais evocados auditivos e vestibulares, na perspectiva da biotecnologia, do envelhecimento e das repercussões das doenças infecciosas (PESQUISA);
  • Tecnologias de ensino e cuidado em saúde.

2. Epidemiologia e Vulnerabilidades em saúde e Odontologia: esta linha tem como objetivo preparar os discentes para desenvolverem projetos que pensem o risco e a vulnerabilidade em saúde e Odontologia. A saúde das populações; Violência e Saúde; Métodos e técnicas para diagnóstico, monitoramento e intervenção aplicados ao controle de doenças bucais; avaliação de sistemas, programas e serviços de atenção e vigilância da saúde; Saúde ambiental e do trabalhador, e determinantes sociais do processo saúde-doença, e teorias de risco comunitário são enfocados nesta linha.

PROJETOS DE PESQUISA ASSOCIADOS A ESTA LINHA: 

  • Aspectos clínicos, epidemiológicos e de vulnerabilidade de pacientes com doenças crônicas infecciosas e não infecciosas;
  • Diagnóstico da violência fatal e não-fatal no estado de alagoas;
  • Avaliação da qualidade de vida e funções cognitivas em populações especiais

3. Processo saúde-doença–cuidado-comportamento: O objetivo desta linha é estudar, através de pesquisas clínicas-laboratoriais e comunitárias, o cuidado e o comportamento de pacientes com doenças crônicas e infecto-contagiosas, a respeito da doença e dos serviços ofertados a esta população. O processo saúde-doença-cuidado e os modelos tecnoassistenciais em saúde; A construção das redes de atenção à saúde para o SUS e o conceito de Território, incluindo suas dimensões cultural, social, política e geográfica, estudos acerca das dimensões da qualidade dos serviços de saúde; processo de trabalho na perspectiva do cuidado em equipe multiprofissional e suas aplicações no cotidiano dos serviços de saúde e acolhimento fazem parte do escopo de pesquisas.

PROJETOS DE PESQUISA ASSOCIADOS A ESTA LINHA:

  • Estudo das práticas e saberes no processo saúde-doença e cuidado da população;
  • Estudo dos problemas de saúde nos contextos clínico laboratorial e comunitário;
  • Estudos dos fatores envolvidos na etiologia e no controle da cárie dentária;
  • Influência dos fatores extrínsecos na saúde física, mental e qualidade de vida.

SECRETARIA

(82) 3215-5110 / 5021

COORDENAÇÃO STRICTO SENSU

(82) 3215-5019

COORDENAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL PESQUISA EM SAÚDE

(82) 3215-5108

ENDEREÇO

Campus IV - Rua Prof. Ângelo Neto, 51 - Farol, Maceió - AL, 57051-530